Community Localization Portugal
Bem-vindo à edição da página wiki da comunidade de localização profissional para Portugal.
A edição da comunidade da localização profissional portuguesa contém os seguintes módulos:
Nome Projeto | Nome Módulo | Funcionalidades | Manual de Utilizador |
Plano de Contas de Portugal | Chart of Accounts Portugal | Este módulo fornece um plano de contas de acordo com as Normas de Contabilidade portuguesas para pequenas empresas de distribuição. | Chart of Accounts Portugal |
Impostos Portugal | Taxes Configuration Portugal | Este modulo define as taxas de imposto mais usadas. | Taxes Configuration Portugal |
Tradução Portugal | Translation Portugal | Este pacote contém a tradução para português do Openbravo. | Translation Portugal |
Contents |
Introdução
O objetivo deste pacote é fornecer funcionalidades básicas portuguesas, tais como:
- Plano de Contas
- Configuração de Impostos
- Tradução para Português
A versão inicial deste pacote é fornecida pela Xpand-IT, um parceiro certificado e designado para o Modulo de Localização Portuguesa na Edição Profissional do Openbravo, mas qualquer interessado em contribuir será bem vindo.
Guia de Instalação
Os passos necessários para instalar a versão da comunidade de localização para Portugal estão descritos abaixo:
1. Entrar como Administrador de Sistema.
2. Depois de entrar como Administrador de Sistema, ir a General Setup -> Application -> Module Management, conforme imagem abaixo.
3. Agora é necessário procurar pelo Pacote de Localização Português, escolher o separador 'Add Modules' e escrever "Portugal Community Localization Pack", e carregar em 'Search'.
Não esquecer de configurar o estado do Nível de Maturidade no separador "Settings", campo "When searching for new modules, accpt versions of the following status or higher", que deverá ter o valor "QA Approved" ou "Confirmed Stable".
4. Assim que o pacote for encontrado, carregar em "Install Now". Irá ser exibida uma janela com os detalhes dos módulos incluídos no pacote. Clique em 'Continue'.
A seguir, depois de aceitar todos os termos de utilização, o sistema vai informar sobre todos os módulos que irão ser instalados. Clique em OK.
5.Finalmente, é necessário reconstruir o sistema, para refletir corretamente as mudanças. Clique em "rebuild now".
O processo de recompilação pode ser algo moroso, dependendo da capacidade do servidor.
Quando o processo estiver completo, surge uma janela que confirma que a instalação foi concluída com sucesso. Clique em Continuar.
Atualizações do Pack
Ao longo do tempo diferentes versões do pacote podem ser lançadas para incorporar correções de bugs, novas funcionalidades ou novos dados de referência.
As novas versões do pacote serão disponibilizadas no Repositório Central. Os passos seguintes descrevem como aplicar as atualizações do Pacote da Comunidade de Localização.
1. Entrar no sistema como Administrador de Sistema.
2. Ir a Regras Gerais -> Aplicação -> Gestão de Módulos.
3. Clique em Verificar se há atualizações para verificar se há novas versões disponíveis.
Não esquecer de configurar o estado do Nível de Maturidade no separador "Definições", campo "Ao fazer uma verificação por atualizações, aceitar versões da estado seguinte ou superiores", que deverá ter o valor "QA Approved" ou "Confirmed Stable".
4. O sistema procura por atualizações e mostra uma mensagem com o <Nº de atualizações> disponíveis.
5. Para aplicar as atualizaçõe clicar em "Instalar Atualizações Agora". Atualizações de modulos individuais podem também ser aplicadas clicando em "Instalar Agora" na secção de Descrição do modulo em Atualização.
6. Quando o processo estiver concluido, o sistema indicará que as atualizações foram aplicadas. É necessário reconstruir o sistema para aplicar as alterações.
7. Reconstruir o sistema clicando em "Reconstruir Agora". O processo irá demorar algum tempo.
8. Reiniciar o servlet container. Clicar em "Continuar".
Módulos de Localização Comunidade
Logo que a instalação do pacote esteja concluída, todos os módulos da comunidade também ficarão instalados.
Este pacote inclui:
- o módulo de tradução
- um ficheiro csv file para o Plano de Contas Genérico, ver a próxima secção
- são incluídos alguns dados como "dados de referência":
- Impostos Portugal, que é a configuração de impostos para Portugal que irá preencher as janelas "Taxa Imposto", "Categoria Imposto", "Categoria de Imposto de Terceiro".
Tradução
Uma vez aplicado o módulo de tradução, basta selecionar a o idioma "Português" dentro do perfil do utilizador.
Para tal, basta fazer um clique em cima do nome do utilizador e selecionar a linguagem dentro das opções disponíveis.
Caso se pretenda que este seja o idioma por omissão do utilizador, deve assinalar a caixa do campo "Definir por omissão".
Plano de Contas
O Plano de Contas incluído no pacote é fornecido como um ponto de partida para empresas que não têm um plano de contas.
Os Planos de Contas incluídos na versão de Localização Portuguesa podem ser aplicados:
- Ao criar um novo cliente através do processo "Configuração Inicial de Cliente", que pode ser executado entrando no sistema com a função de "Administrador de Sistema".
Desta forma, o Plano de Contas estará disponível para todas as organizações criadas dentro desse cliente.
Note-se que é sempre possível não aplicar o Plano de Contas para o cliente, mas antes a cada organização criada dentro desse cliente. Ver o próximo ponto.
- Ao criar uma nova empresa através do processo de "Configuração Inicial de Empresa", que pode ser executado entrando no sistema na função de "Cliente Admin".
Desta forma, o Plano de Contas está disponível apenas para a organização que está a ser criada, e também para as que estão abaixo desta.
O módulo do Plano de Contas cria:
- uma "Árvore de Contas" que pode ser revista na janela "Árvore de Conta"
- cria também por omissão uma Configuração Diário do Razão'".
Além disso, as "Contas Gerais" tais como "Resumo de Receitas" e contas por omissão, tais como "Contas a receber de clientes", "Imposto devido" e "Crédito de Imposto" são também fornecidas e devidamente configuradas através da janela de Configuração Diário do Razão.
Se o utilizador quiser adicionar mais subcontas dentro da árvore de contas, pode fazê-lo adicionando-as manualmente na janela "Árvore de contas". Essas sub-contas podem ser movida para cima / para baixo dentro da árvore de contas, conforme necessário.
Taxas de Imposto por Omissão para Portugal
Estão incluídas no pacote as configurações das taxas de imposto por omissão para Portugal, na forma de dados de referência
A configuração das taxas de imposto não pode ser aplicada durante a criação de novos Clientes / Empresas, somente aos existentes na janela "Módulo de Gestão Empresarial".
Abaixo é explicado como aplicar a configuração de taxas de impostos para organizações existentes:
1. Navegar para a janela "Módulo de Gestão Empresarial".
2. Se o Plano de Contas foi aplicado ao criar o Cliente, selecionar (*) Empresa se pretende que a configuração de taxas de impostos esteja disponivel para todas as empresas criadas dentro do Cliente, caso contrário selecionar a Empresa para a qual se pretende aplicar a configuração das taxas de imposto.
3. Se o Plano de Contas foi aplicado ao criar a Empresa, apenas será possivel selecionar a configuração das taxas de imposto para essa empresa.
Se os dados já foram aplicados através de uma versão anterior do pacote, a atualização da configuração das taxas de imposto de referência também pode ser realizada através da janela de Gestão do Módulo Empresarial.
Para aplicar estes dados de referência em específico deve executar alguns passo primeiro:
1. Navegar para a janela "Permissões" em "Regras Gerais > Segurança"
2. Escolher o perfil com que pretende importar os dados de referência
3. Adicionar uma nova entrada em "Permissões Tabelas" escolhendo a tabela AD_TreeNode e desactivando "Excluir"
4. Termine a Sessão e volte a entrar.
Após estes três passos pode voltar à janela Gestão do Módulo Empresarial.
Selecione os dados de referência, tendo em conta a empresa a que devem ser aplicados e clique em OK.
Atualizar Dados de Referência
Se uma nova versão de dados de referência estiver disponível é necessário efetuar a respetiva atualização dos dados, aplicando-os à mesma empresa à qual foram inicialmente aplicados.
1. Entrar como Administrador do Cliente para o qual os dados de referência necessitam ser aplicados.
2. Ir a Regras Gerais -> Regras da Organização -> Módulo Gestão Empresarial.
3. Em Dados de Referência selecionar Taxas.
4. Logo que os dados sejam atualizados é apresentada a mensagem "Processo concluído com êxito". Todas as alterações são listadas por baixo.
5. Seguir os mesmos passos para os restantes dados de referência, se aplicável.
Informações Adicionais
Defeitos, defeitos de design ou sugestões de novas funções devem ser comunicadas através do Sistema de Rastreio de Problemas da Openbravo, projeto "Openbravo Localizations" categoria "Localization Portugal".
Perguntas, comentários ou qualquer outro tipo de informação pode ser submetidos através do Fórum Localization Portugal.