View source | Discuss this page | Page history | Printable version   
Toolbox
Main Page
Upload file
What links here
Recent changes
Help

PDF Books
Show collection (0 pages)
Collections help

Search

ERP 2.50:Functional Documentation/Alerts/pt

Contents

Introdução

Alertas são o meio para o Openbravo ERP informar aos usuários virtualmente sobre qualquer evento que acontece no sistema quando o Administrador definiu uma regra para mostrá-lo.

O fluxo de trabalho para os alertas é o seguinte:

Há um planejamento para aumentar as funcionalidades dos alertas com o projeto Alertas Intrusivos.

Componentes

Regras de Alerta

Regras de Alerta são as definições dos alertas, cada instância de alerta é gerada por uma destas regras.

As principais informações que uma regra de alerta contém é:

SQL

Os processos em segundo plano vão executar esta cláusula SQL, para cada linha retornada, uma nova instância de alerta será criada com os valores obtidos.

Ex.: Se queremos saber quais parceiros alcançaram seu limite de crédito, nós teremos que criar um SQL que retorne uma linha para cada um destes parceiros.

Esta cláusula SQL precisa retornar os seguintes campos (que deverão caber nos campos da tabela de Instâncias de Alerta):

Cláusulas de Filtro

Esta cláusula é uma cláusula where que será aplicada a todas as instâncias de alerta existentes, no caso das cláusulas não serem cumpridas os alertas não serão exibidos.

O propósito desta cláusula é ter a capacidade de considerar variáveis de sessão para saber se uma instância de alerta será mostrada ou não. Por exemplo, usando filtros você pode exibir um alerta somente se o usuário fez login para um armazém específico (Ex.: O armazém inserido no campo m_warehouse_id na instância do alerta).

Receptores

Receptores de Alerta determinam quem está habilitado para ver instâncias de alerta.

Receptores estão definidos como papéis e usuários; o atributo papel é obrigatório enquanto o usuário é opcional. Se um usuário é especificado, qualquer usuário acessando a aplicação com o papel verá a instância de alerta da regra de alerta; de outro modo, a instância de alerta é exibida somente para o usuário conectado com o específico papel.

Adicionalmente, é possível marcar se um email será enviado para os receptores toda vez que uma instância de alerta é gerada.

Aba

Esta seção permite especificar uma guia (aba) para usar como alvo de navegação para a instância de alerta. A navegação usará o campo referencekey como chave primária do registro a ser navegado.

Por exemplo, se sua regra de alerta retorna parceiros de negócio com limite de crédito excedido você pode especificar aqui a aba "Parceiro de Negócios" para o receptor de alerta poder navegar diretamente nesta janela, onde o Parceiro de Negócios que dispara a regra é automaticamente recuperado.

Processos em Segundo Plano

Um processo em segundo plano é executado permanentemente para verificar regras de alerta; ele cria novas instâncias de alerta sempre que uma cláusula SQL definida na regra retorna ao memos um registro.

Este processo funciona da seguinte forma:

Instâncias de Alerta

Instâncias de Alerta são os alertas atuais. Eles são os que os usuários finais estão habilitados para ver e gerenciar. Eles são criados por um processo em segundo plano e são dependentes de uma regra de alerta.

Há uma visualização de processo que verifica se qualquer das ativas e não fixas instâncias de alerta tem como receptor o usuário/papel que iniciou uma sessão e se encaixou na cláusula de filtro. Todas as instãncias com estas condições serão contabilizadas e exibidas para o usuário.

Problemas Conhecidos

Retrieved from "http://wiki.openbravo.com/wiki/ERP_2.50:Functional_Documentation/Alerts/pt"

This page has been accessed 3,012 times. This page was last modified on 3 April 2012, at 11:00. Content is available under Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 Spain License.