View source | Discuss this page | Page history | Printable version   
Toolbox
Main Page
Upload file
What links here
Recent changes
Help

PDF Books
Add page
Show collection (0 pages)
Collections help

Search

OpenbravoPOS FAQ/pt

Contents

Perguntas Gerais

O Openbravo POS suporta uma interface web?

O Openbravo POS é uma aplicação desktop porque:

  1. O Openbravo POS tem que lidar com equipamentos PDV: impressoras de cupons, telas de cliente e outros dispositivos. É mais fácil de lidar com eles em uma aplicação desktop.
  2. A interface de usuário possui suporte a touch screen (tela sensível ao toque) e o Openbravo POS necessita de controles de usuário sofisticados que o HTML não provém.

Quais tipos de periféricos o Openbravo POS suporta?

Estes são os periféricos que o Openbravo POS suporta:

Openbravo POS pode rodar no Windows CE?

Não é possível rodar o Openbravo POS no Windows CE ou portá-lo para este SO. Contudo, o consumo de recursos do Openbravo POS são muito baixos, sendo que você pode reduzir custos usando processadores de baixa performance como os VIA e sistema operacional Linux.


Onde posso obter o código fonte do Openbravo POS?

O código fonte do Openbravo POS está disponível em Openbravo Subversion server, e aqui estão as instruções sobre como configurar um cliente Subversion para acessá-lo. Para obter acesso de escrita por favor contate collaborate@openbravo.com.


Posso rodar o Openbravo POS usando a resolução 800x600?

A resolução recomendada para o Openbravo POS é 1024x768. Mas com algumas alterações na configuração você pode fazer-lo trabalhar em 800x600.

No painel de recursos edite o recurso Ticket.Buttons e modifique o valor da propriedade cat-height para 150.

No painel de configurações modifique o valor da propriedade Screen para fullscreen.

Reinicie a aplicação e você verá que o painel de vendas e muitas outras funcionalidades se encaixam perfeitamente no seu monitor 800x600. Apenas alguns painéis não se encaixam perfeitamente em 800x600.

Vocês recomendam alguma combinação em particular de periféricos PDV?


O Openbravo POS pode rodar com o OpenJDK?

Não, o Openbravo POS não pode rodar com OpenSDK que é atualmente o framework Java instalado por padrão em algumas distribuições Linux como Ubuntu. Você deve usar o Java 2 Platform Standard Edition 5.0 da Sun ou superior.


Configuração do software

Como o Openbravo POS decide qual linguagem utilizar para a interface com o usuário?

Por padrão o Openbravo POS obtém a linguagem a ser utilizada do sistema operacional. Mas você pode também alterar a linguagem no painel de configurações do Openbravo POS. Nesse painel você pode também alterar as propriedades relacionadas a formatação de valores numéricos, moedas e datas.


Como eu posso alterar o cupons que são impressos para incluir minha logo e outros detalhes?

Os cupons do Openbravo são totalmente configuráveis e são baseados em templates. Você pode alterar esses templates no painel de recursos. Efetue o login como administrador e vá para Administração / Manutenção / Recursos. Edite o registro Printer.Ticket que contem o template do cupom que é impresso ao fim da operação de venda. Existem outros templates nesse painel para outras operações do Openbravo e você pode modificá-los conforme necessário.


Como posso modificar os relatórios e criar novos?

No Openbravo POS 2.10 foi desenvolvida uma nova estrutura de relatórios tornando mais fácil modificar e criar novos relatórios. Existe um tutorial aqui Openbravo POS Reports and Charts Tutorial


Como posso dar um desconto Openbravo POS?

Existem várias maneiras de fazer isso. Por exemplo:

Alem disto, você pode você pode conceder descontos individualmente, selecionando o produto, clicando no ícone do pincel, modificando o preço e pressionando Enter. Porém dessa forma não será exibido "DESCONTO" no cupom e também o seu cliente não poderá saber quanto de desconto foi dado a ele.


Como eu posso trabalhar com o módulo de restaurante?

Para trabalhar com o módulo de restaurante para que sejam mostrados a disposição das mesas e o painel de reservas, vá ao painel de configuração e na opção Tickets selecione 'restaurant.


O Openbravo POS não pode imprimir relatórios no Linux

O Openbravo POS mostra a mensagem Error printing report, See the console for details quando tenta imprimir um relatório por conta de um bug da plataforma Java (http://bugs.sun.com/view_bug.do?bug_id=6633656). Você pode fazer ele funcionar especificando a Orientação para cada impressora no CUPS. Dependendo do seu sistema, vá em System -> Printing e para cada impressora selecione a aba Job Options e especifique a Orientação para qualquer coisa diferente de Automatic Rotation.


O Openbravo POS lança o erro “jasperrorreports” quando tento ver o relatório no Linux

O Openbravo POS lança o erro “jasperrorreports” quando tento ver o relatório no Linux. A mensagem de erro é net.sf.jasperreports.engine.JRException: javax.imageio.IIOException: Invalid argument to native writeImage

Isto é porque por padrão a JDK do Linux é a OpenJDK. O Openbravo POS precisa da JDK da Sun; instale a JDK 1.6 da Sun and o caminho da JDK em “/opt/openbravopos/start.sh”. Por exemplo, se o seu JDK reside em /opt, você pode incluir as duas linhas abaixo (altere conforme necessário) no arquivo start.sh:

 export JAVA_HOME=/opt/jdk1.6.0_07
 export PATH=/opt/jdk1.6.0_07/bin:$PATH


Como posso resetar / limpar os registros do Openbravo POS

Se você testou e configurou o Openbravo POS e deseja remover todas as vendas que você efetuou, mas deseja manter os dados mestre: Produtos, categorias, ... Execute o seguintes comandos SQL:

DELETE FROM TICKETLINES;
DELETE FROM TICKETS;
DELETE FROM PAYMENTS;
DELETE FROM RECEIPTS;
DELETE FROM SHAREDTICKETS;
DELETE FROM STOCKDIARY;
DELETE FROM CLOSEDCASH;
UPDATE STOCKCURRENT SET UNITS = 0;

Se você deseja também resetar o contador do numero de vendas, execute este comando para o HSQLDB and PostgreSQL:

ALTER SEQUENCE TICKETSNUM RESTART WITH 1;
ALTER SEQUENCE TICKETSNUM_REFUND RESTART WITH 1;
ALTER SEQUENCE TICKETSNUM_PAYMENT RESTART WITH 1;

para MySQL:

UPDATE TICKETSNUM SET ID = 1
UPDATE TICKETSNUM_REFUND SET ID = 1
UPDATE TICKETSNUM_PAYMENT SET ID = 1

para Oracle:

DROP SEQUENCE TICKETSNUM;
CREATE SEQUENCE TICKETSNUM START WITH 1;
DROP SEQUENCE TICKETSNUM_REFUND;
CREATE SEQUENCE TICKETSNUM_REFUND START WITH 1;
DROP SEQUENCE TICKETSNUM_PAYMENT;
CREATE SEQUENCE TICKETSNUM_PAYMENT START WITH 1;

Se você deseja também deletar os produtos e categorias, execute:

DELETE FROM STOCKCURRENT;
DELETE FROM PRODUCTS_COM;
DELETE FROM PRODUCTS_CAT;
DELETE FROM PRODUCTS;
DELETE FROM CATEGORIES;

Se você também quer deletar os clientes, execute:

DELETE FROM CUSTOMERS;

Se você esqueceu a senha do administrador e você não pude logar como administrador, para resetar a senha do administrador, execute a seguinte sentença SQL:

UPDATE PEOPLE SET APPPASSWORD = NULL WHERE NAME = 'Admin';

Para executar os comandos anteriores use o cliente SQL de sua preferência para o gerenciador de banco de dados que você utiliza. Uma ferramenta que se adéqua a todos os gerenciadores de banco de dados suportados pelo Openbravo POS é Squirrel SQL.


Configuração do hardware

Quais são os parâmetros usados pelo Openbravo POS para comunicar-se com com uma impressora na porta serial?

Os parâmetros da porta serial usados pelo Openbravo POS para conectar-se à impressoras de cupons e telas de cliente na porta serial são

Como instalar uma impressora de cupons que tenha um conector USB?

O Openbravo POS suporta impressoras ESC/POS que se conectam diretamente às portas serial ou paralela, mas não está incluído no Openbravo POS o suporte a portas USB.

Entretanto existem duas maneiras de permitir o uso do protocolo ESC/POS com uma porta USB. Os dois métodos descritos aqui referem-se apenas ao sistema operacional Windows:

Compartilhar a impressora

NET USE LTP1: /DELETE 
NET USE LTP1: \\COMPUTER NAME\PRINTER /PERSISTENT:YES 

Instale um driver emulador de serial

Muitas impressoras de cupons possui um driver que cria uma porta serial virtual conectada à impressora. Após instalar esse driver você apenas tem que configurar o Openbravo POS para usar como se ela tivesse conectada normalmente a porta serial.

Por exemplo para a USB Epson TM T88IV existe um driver emulador da serial que pode ser baixado em http://www.posguys.com/download/TM-T88IV/TMCOMUSB130a.exe .

Como instalar uma impressora de cupons e uma gaveta para dinheiro que possuem um driver JavaPOS?

Este pequeno guia foi copiado da seguinte mensagem de fórum http://forge.openbravo.com/plugins/espforum/view.php?group_id=101&forumid=434921&topicid=5482085&topid=6940431#5483763 e serve para uma impressora de cupons USB da Star.

set STARHOME=libstar 
set CP=%CP%;%STARHOME%/jcl.jar 
set CP=%CP%;%STARHOME%/jpos191-controls.jar 
set CP=%CP%;%STARHOME%/stario.jar 
set CP=%CP%;%STARHOME%/starjavapos.jar 
set CP=%CP%;%STARHOME%/xercesimpl.jar 
set CP=%CP%;%STARHOME%/xml-apis.jar  
-Djpos.config.populatorFile="%USERPROFILE%/jpos.xml"
-Xms32m -Xmx512m 

Retrieved from "http://wiki.openbravo.com/wiki/OpenbravoPOS_FAQ/pt"

This page has been accessed 9,232 times. This page was last modified on 16 June 2009, at 17:06. Content is available under Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 Spain License.